Consciência

Gostaria que alguém pudesse partilhar a sua compreensão sobre o que é a consciência?
Sérgio Henrique

Respostas


Consciência é um espaço virtual na mente, onde registramos os eventos advindos das percepções dos cinco sentidos cujo conjunto de registros damos o nome de memórias.
Memórias ortanto podem conter registros de eventos visuais, táteis, olfativos, auditivos e palativos.
Assim, estamos conscientes quando estamos percebendo com um ou mais sentidos.
Bem sãos
Jorge


A palavra consciência deriva de duas outras palavras: do verbo latino scire, que significa "saber", e da preposição cum, que significa "com". Etimologicamente, portanto, consciência significa "saber com". Saber é um verbo, que pede ação; e com é uma preposição, que pede união. Por analogia, dualidade ou multiplicidade de saberes ou de aspectos num mesmo e único ato de conhecimento.

Em sentido amplo, entende-se por "consciência" a capacidade de perceber as realidades internas e externas.

Na teologia e ética, o termo refere-se ao senso interior do certo e do errado quando de uma escolha moral. É o seu sentido moral.

"A Logosofia expressou que a consciência é a essência viva dos conhecimentos que a integram, o grande agente integrador da vida humana. Dá a idéia de que quantos mais conhecimentos se assimila, maior é a atitude consciente do indivíduo.

Na Bíblia, a consciência costuma ser designada como "coração". Ou seja, trata-se da dimensão interior do homem, em contraposição com a dimensão exterior da lei ou das realizações externas.

Por tudo o que se vem aprendendo com o UCEM penso que se pode entender consciencia como "A mente certa". A que reconhece a inexistencia da separação. Assim, a raiz etmológica "cum scire", saber com, indica que é na a união das mentes em uma Mente única que o conhecimento existe. Consciencia então seria o Conhecimento ( Real) que difere da percepção egoica.

Abraço fraterno a todos,
Malu


 

 

©  2004 - Milagres